Comunicação

“Comunicação é a capacidade de transmitir para fora o que mora dentro”

Sabemos da literatura que a comunicação não é somente o que se expressa é também o que se compreende, correto? É tipicamente definida como um processo de enviar e receber mensagens. Nesta troca entre emissor (o que expressa) e o recetor (o que recebe) ocorre o processo de comunicação, portanto, comunicar não é só expressar, é também receber. É, na verdade, um processo de interação entre os dois.

Posto isto questionas qual o sentido da frase “comunicação é a capacidade de transmitir para fora o que mora dentro?” Se comunicação é não só a capacidade de transmitir, mas também a de receber e compreender?

Porque, na minha interpretação, entendo que o objetivo último dessa troca é a expressão. Reflete comigo…

Comunicamos para quê?

- Para transmitir pensamentos, sentimentos, etc. correto?!

Mas para que é que eu quero transmitir esses pensamentos e sentimentos?

- Para satisfazer uma necessidade. Não é assim?!

Comunicamos para transmitir ideias, sentimentos, sensações e fazemo-lo para satisfazer necessidades. Pode ser necessidade de comer, de dormir, de se relacionar, etc. Portanto, em última instância, na minha perspetiva, procuramos comunicar para satisfazer necessidades e nesse sentido, comunicamos com o objetivo final de transmitir para fora (seja por palavras, símbolos, gestos ou escrita) o que mora dentro (pensamentos, sensações, sentimentos), as necessidades.

Faz sentido para ti?

O que te surge com esta frase?

Partilha comigo através de mensagem direta pelo meu Instagram.

Até breve! <3

Rafaela de Oliveira Augusto



Next
Next

Início